Volte sempre!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

5 erros que se comete com o seu primeiro Blog


O Feed RSS (clique aqui para saber mais) é uma ferramenta que permite que as pessoas leiam seu blog, sem visitar o blog. Pode parecer que isso é desvantajoso para o blogueiro, mas não é. O Feed ainda não é uma coisa amplamente difundida; seus usuários são na maioria, blogueiros. E a maioria deles não simpatiza com blogs que não disponibilizam feed completo.

Porquê você deveria se importar com isso? Porque um blog que não faz parte da comunidade, da blogosfera, está fadado ao esquecimento, à obscuridade. Você precisa interagir com outros blogs; essa é uma das partes mais importantes das coisas que conformam a base de um blog bem-sucedido – seja ele monetizado ou não. Blogueiros dificilmente acompanham blogs que não oferecem feed, e dificilmente mencionam ou linkam blogs que não acompanham.

Vá até o FeedBurner, crie um feed completo para o seu blog, e disponiblize-o em um lugar visível em seu site.

4 – Layout Predeterminado

Esse é um grande problema no Blogger/Blogspot, mas não só lá. Até mesmo os usuários do Wordpress self-hosted, que contam com literalmente milhares de opções de templates, incorrem nesse erro. Os mesmos themes e layouts são usados milhões de vezes, quando bastam algumas horas de pesquisa para encontrar ótimos templates que quase ninguém usa.

Vai além da minha compreensão, porque as pessoas escolhem um layout que já foi baixado 4.000 vezes, quando fácilmente podem encontrar outros que foram baixados apenas 3 vezes. E não se engane, pensando que são feios, mal feitos ou qualquer coisa do genêro. São layouts tão bons quanto qualquer outro; ignoro porquê as pessoas escolhem sempre a mesma coisa.

No Blogger, depois do upgrade ao novo Blogger, ainda não existem taaaantas opções. Mesmo assim, é possível encontrar outros layouts além dos predeterminados, hacks que podem ser facilmente implementados para mudar a aparência do blog, além das modificações de fontes e cores que o próprio Blogger oferece.

Então, em vez de ser o porrilhonésimo blog em usar o Mínima Template ou o Problogger Clean Theme, pesquise! Um pouco de paciência para escolher um template, e um conhecimento mínimo de CSS, fazem maravilhas.

3 – Lançar o Blog Antes de ter Conteúdo

Você criou o blog, colocou um post ou dois, e agora quer ver os resultados. Então, começa a submeter sua URL aos buscadores e diretórios, coloca o endereço na assinatura do email e nos comentários em outros blog, convida os amigos para visitar, pede que os membros de listas de discussão opinem sobre o blog…

Peralá! Qualquer um que cair no seu blog a essa altura do campeonato, vai ver dois míseros posts – datados de uma semana atrás, pois você esteve ocupado divulgando o blog – um blogroll com os links do WP, do Google e “Edit me”, e um about sem editar. Resultado? A pessoa vai embora sem olhar pra trás, pra nunca mais voltar.

Só político vive de promessa. Se as pessoas não encontrarem um blog de verdade ao lhe visitar, não pensarão em voltar depois. Preocupe-se primeiro em atualizar todos os links do blog, incluir recursos úteis ou interessantes, e escreva no mínimo 10 posts.

ATENÇÃO: Não vale usar conteúdo copiado, plagiado ou roubado. Seja original e honesto.

Aí sim, você pode lançar o blog, dizer ao mundo sobre sua nova aventura, e obter algum retorno. E não esqueça de atualizar constantemente; principalmente no início da vida do blog, é aconselhável postar ao menos uma vez por dia – embora você possa descansar no fim de semana, que ninguém é de ferro.

2 – Frufrus e Mais Frufrus

Palavras com glitter e gifs animados. Livrinhos de visita (a Fal é a única que conseguiu fazer com que o livro de visitas sirva para alguma coisa). Mapinhas que mostram onde o visitante está. Buttons de concursos. Mural de recados. Chat. Smileys à torto e à direito. O pior de tudo: música de fundo! AAAARGHHH! Get the idea?

Nada disso acrescenta valor ao blog; todas essas “frufruzices” tornam o carregamento da página pesado, tranformam a experiência visual num pesadelo do Andy Warhol, e detonam a credibilidade do blog. Não use nada disso!

1 – Spam

No afã de divulgar o blog e atrair vistantes, o blogueiro novato acaba fazendo merdeira:

Errado - Enviar email para listas de discussão, anunciando o lançamento do blog e pedindo visitas.
Correto - Participar de listas de discussão, incluindo o endereço do blog na assinatura

Errado - Abrir threads nos fórums para anunciar seu blog e pedir visitas, ou spammear threads sobre outros assuntos, com a mesma finalidade.
Correto - Anunciar seu blog nas threads criadas para essa finalidade; participar do fórum, e colocar seu endereço na sua assinatura.

Errado - Deixar comentários em outros blogs, pedindo visitas.
Correto - Deixar comentários pertinentes e genuínos em outros blogs, utilizando o campo apropriado (onde diz “seu website”) para inserir seu endereço. Não assine seus próprios comentários, nem inclua um link para o seu blog no comentário.

Como regra geral, não peça visitas a ninguém. No máximo, pode pedir pra sua mãe que visite seu blog, e comentar sobre o blog com seus amigos. Participe da blogosfera, dos fórums, ofereça algo de valor, e será recompensado.

Lembre-se: pedir visitas é como pedir esmola. Só os mendigos e os desesperados fazem isso. E ninguém gosta de visitar mendigos. As pessoas só visitam e acompanham blogs que lhes oferecem alguma coisa de valor para elas; seja informação, diversão, educação, opinião, guia, etc.

4 comentários:

  1. Esse post aqui eu adorei
    vou usar muito
    hehe
    *-*

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito das suas dicas, mas quero te dar uma muda a cor dessa letra é muito ruim de ler
    ;*

    ResponderExcluir
  3. no meu primero cometi msm alguns desses erros
    rsrs

    ResponderExcluir
  4. Quaquaraquaquá!!!!! Me achei aqui em muitos momentos...rsss´Vc é ótima!!!! Mas uns "frufruzinhos" não pode??? Nem um pouquinho??? rssss Ahhhhhhhh

    ResponderExcluir